Todos documentos apresentados na prática/ processo da cidadania italiana precisam ser em inteiro teor com o sinal público e conter o apostilamento de Haia.
A Certidão em Inteiro Teor fornece informações completas em relação aos dados dispostos no livro de registro, também chamado de “livro de assento”. Dessa forma, a certidão mencionada traz informações atualizadas a respeito do indivíduo que realizou o documento.
Sinal Público é o reconhecimento de firma do oficial do cartório em um documento que é realizado pelo escrevente ou tabelião no cartório.Declara assim que a assinatura é realmente do cartório ou do tabelião que assinou. Comprova a sua autenticidade.
A Apostila de Haia é definida como um certificado emitido nos termos da Convenção de Haia que autentica a origem de um Documento Público. Esta garante que um documento seja legítimo e válido nos países que fazem parte da Convenção e se refere exclusivamente para o uso desses documentos no exterior. O apostilamento é representado por um selo ou carimbo no documento para certificar sua autenticidade. Esse serviço é prestado pelos Cartórios habilitados em todo Brasil. As certidões utilizadas na prática/processo da cidadania italiana precisam dessa validação para apresentação nos órgãos Públicos italianos competentes.